Contributo para a História e Luta dos Comunistas e do Povo Português

5 obras de Álvaro Cunhal

O PCP vai realizar uma evocação da obra de Álvaro Cunhal que, em centenas de textos – artigos, relatórios, livros e discursos, construiu um corpo teórico riquíssimo, profundamente enraizado na realidade portuguesa concreta e que constitui um valioso contributo para o enriquecimento e desenvolvimento geral do marxismo-leninismo.

A importância da obra teórica e política de Álvaro Cunhal está assinalada nos seus vários textos que marcam momentos de viragem histórica não apenas na vida e na acção do PCP, mas em toda a vida nacional e até na vida do movimento comunista e revolucionário mundial.

Para esta evocação foi escolhida a referência a cinco textos particularmente marcantes e que integrarão o seguinte ciclo de debates:

- 10 de Novembro – Lisboa (Centro Vitória – Avª da Liberdade, 170)
«O Informe Político e o Informe sobre Organização ao IV Congresso, e o Prefácio à sua reedição», com José Casanova

- 18 de Novembro – Porto
«A Verdade e a Mentira na Revolução de Abril (A contra-revolução confessa-se)», com Aurélio Santos e Vasco Cardoso

- 24 de Novembro - Barreiro
«O Partido com Paredes de Vidro», com Francisco Lopes

- 29 de Novembro - Évora
«Rumo à Vitória, as tarefas do Partido na Revolução Democrática e Nacional» , com Maria da Piedade Morgadinho

- 30 de Novembro – Guimarães
«A Revolução Portuguesa o Passado e o Futuro», com Albano Nunes

No Centro Vitória será inaugurada na sexta-feira, dia 10, às 18h00, uma exposição dedicada às cinco obras de Álvaro Cunhal e que ficará patente até 17 deste mês.

• Central
  • Álvaro Cunhal