Saudação do Secretariado do Comité Central do PCP

35º Aniversário da Proclamação da República Árabe Saharaui Democrática

O Partido Comunista Português expressa as suas fraternais saudações à Frente Polisário e, por seu intermédio, saúda o povo saharaui pelo 35º Aniversário da proclamação da República Árabe Saharaui Democrática, que se assinala no próximo dia 27 de Fevereiro.

O PCP é, desde o primeiro momento, solidário com a luta heróica do povo saharaui e da Frente Polisário, sua legítima representante, pelo inalienável direito à auto-determinação, a ter a sua pátria livre, soberana e independente,

O PCP denuncia a repressão, a exploração, a violação dos direitos humanos e o permanente bloqueio por parte do Reino de Marrocos a um real processo de paz e a uma justa solução para o conflito, que passará, obrigatoriamente , pela efectivação do direito à auto-determinação, do povo saharaui.

Condenando a brutal e ilegal ocupação do Sahara Ocidental pelo Reino de Marrocos e denunciando a conivência dos EUA e da União Europeia para com esta, o PCP reafirma que continuará a intervir, incluindo na Assembleia da República e no Parlamento Europeu, em prol do efectivo e imediato respeito dos direitos do povo saharaui, aliás, como determina o direito internacional

• Central
  • Declarações e Comunicados do PCP