Deputados do PCP propõem Abaixo-Assinado sobre a situação em Gaza

Nota do Gabinete de Imprensa dos Deputados do PCP ao PE

Por iniciativa dos deputados do PCP no PE, o seu Grupo parlamentar no Parlamento Europeu, Grupo da Esquerda Unitária Europeia / Esquerda Verde Nórdica (GUE/NGL), irá promover um abaixo-assinado, nomeadamente junto dos deputados do PE, pelo fim da agressão israelita ao povo palestiniano, particularmente na Faixa de Gaza, e pela suspensão do Acordo de Associação UE-Israel e da sua "actualização".

Também por proposta dos deputados do PCP no PE, o seu Grupo parlamentar no PE decidiu enviar, em tempo oportuno, uma delegação de deputados aos territórios ocupados da Palestina.

Os deputados do PCP no PE consideram que este é um momento de clarificações e não de declarações vagas e ambíguas, como aquelas que têm vindo a ser protagonizadas pelos principais responsáveis da União Europeia.

Consideram que é necessário, de uma vez por todas, condenar, de forma inequívoca, a acção de Israel, tomando medidas, nomeadamente a suspensão do Acordo de Associação existente UE-Israel e a sua "actualização", decidida no Conselho de Assuntos Exteriores da UE, de 8 e 9 de Dezembro.

Os deputados do PCP no PE juntam-se a todos aqueles que, um pouco por todo o mundo, têm condenado Israel pela bárbara agressão militar ao povo palestiniano, exigindo o seu fim e a imediata retirada das tropas dos territórios ocupados.

Os deputados do PCP no PE expressam ainda toda a sua solidariedade para com a luta heróica do povo palestiniano pela construção do seu Estado independente e soberano em território da Palestina, bem como a todas as forças que, em Israel, desenvolvem uma activa e corajosa luta pela paz.

• Soberania, Política Externa e Defesa
  • Parlamento Europeu